sábado, abril 16, 2011

Hoje a edição integral do Expresso está em braille. Será?

A resposta é posítiva, é directa, é legal mas tem uns truques pelo meio.

Em primeiro lugar falo-vos da edição que o Expresso disponibiliza aqui: http://impresa.newspaperdirect.com/epaper/viewer.aspx.

Manchete Expresso de 16 de Abril de 2011: FMI e UE em guerra por causa dos juros de Portugal

Figura 1: primeira página do Semanário Expresso de 16 de Abril de 2011

Assim, o primeiro obstáculo a vencer para um leitor que seja cego é navegar no Jornal com leitor de ecrã via sintetizador de fala ou linha braille. Aqui vai o primeiro truque: subscrever os vários cadernos do Expresso via RSS. Por exemplo, no meu caso, subscrevi os vários feeds RSS do Expresso no meu programa de email. Isto permite-me receber no meu programa de email, o título do artigo, um parágrafo introdutório da notícia e um link "ler mais" que nos leva directamente ao artigo original do jornal. Aqui há um primeiro erro do Expresso: não se consegue subscrever o feed da Revista Única.

5 dos 6 cadernos do Expresso. A revista Única não funciona

Figura 2: subscrição de RSS feeds do Expresso no programa de email

Desta forma, hoje, 16 de Abril de 2011, recebi 300 mensagens do Expresso, uma por artigo, que me foram arrumadas em 5 pastas/cadernos do meu programa de email.

Desta forma resolvo o problema de navegação no Jornal, navegando nos artigos através do meu programa de email. Quando pretendo ler um artigo, abro a mensagem, leio a nota introdutória e selecciono o link "ler mais" para saltar directamente para o artigo online. Aqui confronto-me com o segundo problema, embora se possa dizer: grande sorte! É uma verdade que a versão PDF inteligente - não sei a quem serve este adjectivo - é inacessível a quem usa leitores de ecrã, mas o jornal disponibiliza uma versão, tipo blogue, para que os leitores possam deixar os seus comentários. Não é que esta caixa disponibiliza, quase sempre (deveria de usar mais esta técnica e ser obrigatório em todos os artigos), o texto dos artigos!? Que grande sorte!!

Bom, sorte é verdade, mas como é que eu posso saltar directamente para esta caixa de texto? Se o título estiver marcado com cabeçalho estamos safos. Não é que está!! Está marcado com H1. Então basta executar o comando do leitor de ecrã de saltar para o próximo cabeçalho (ou ainda melhor, cabeçalho H1) e estamos posicionados no topo da caixa de texto, onde, quando existe, se encontra o texto integral do artigo. Depois, é só dizer ao leitor de ecrã para ler daqui para a frente.

Mas melhor ainda... todo este processo pode ser feito em braille.

Fica o vídeo em que demonstro o processo descrito neste apontamento. Para o efeito usei o Mail (programa de correio electrónico), o leitor de ecrã VoiceOver, um Mac com o sintetizador de fala Célia.

Subscrição dos feeds RSS do Expresso:

Copie os links e cole-os no seu programa de leitura de RSS feeds